Matter (To Moloch)
Matter (To Moloch) é o mais recente lançamento da KHTHON, o novo selo editorial dinamizado por André Coelho. Trata-se de uma edição extraordinária, artesanal e personalizada. A brochura está inserida no interior de uma embalagem rígida, pintada com densas camadas de resina e tintas acrílicas, acrescida de uma tira de gaze envolta em cola, reforçando a materialidade e o prazer táctil da embalagem. As duas faces da capa estão acopladas com seis parafusos e porcas metálicas. Na superfície rugosa, sobressaem diversos objectos como pregos e grampos embebidos numa sólida camada de tinta seca, fazendo com que cada exemplar seja único e irrepetível.
A narrativa gráfica, apresentada sem diálogos e com as palavras reduzidas apenas a uma citação de Allen Ginsberg: “What sphinx of cement and aluminum bashed open their skulls and ate up their brains and imagination?” decorre num ambiente nocturno, envolto em negrume e detritos fumegantes, no meio de uma paisagem urbana decadente e impessoal, escutando-se como ruído de fundo, os gritos de dores dilacerantes.
A construção do livro aproxima-se da técnica derivada do cut-up dadaísta e beat, com recortes e sobreposições que vão instigando breves lampejos, indícios de uma narrativa que se vai insinuando, uma história que se constrói à força de relâmpagos, enquanto uma mulher vai espalhando a marca negra pelas paredes sujas da cidade, um prenúncio de que algo está para vir.
Nos pavilhões periféricos, as siderurgias labutam incessantemente a matéria incandescente, enquanto os amantes devoram-se no espaço asfixiante do interior do carro, ocultos em ruas esconsas da urbe silenciosa e expectante.
0 comentários:
Enviar um comentário