11 julho 2024

Contador-Mor

Contador-Mor #1

O artigo de abertura "Troca de Tintas" expõe uma perspectiva optimista de João Paulo Cotrim sobre a internacionalização e intercâmbio da Bedeteca e da bd portuguesa. Na página seguinte, Marcos Farrajota qualifica a edição de 2000 do Festival de Angoulême como decepcionante e seguindo um modelo esgotado.
As páginas centrais são dedicadas aos dois volumes de "História de Lisboa" da autoria de A. H. Oliveira Marques e Filipe Abranches.
Seguem-se algumas referências a novas edições com a chancela da Bedeteca e doações de espólio. Uma nota curiosa para a publicação de uma tira cómica de Joana Figueiredo, realizada no âmbito da frequência do curso de iniciação à linguagem da bd.
A última página é dedicada a pequenas notícias e breves apontamentos registados pelo editor Marcos Farrajota.

Contador-Mor #1, Fevereiro de 2000, 8 págs, impresso a duas cores, 21x25cm. Edição: Bedeteca de Lisboa.

Contador-Mor #3
O Contador-Mor era o boletim mensal da Bedeteca de Lisboa dirigida por João Paulo Cotrim. O destaque deste número foi a programação do Salão Lisboa de Ilustração e Banda Desenhada 2000.
Todas as ilustrações publicadas nesta edição foram resgatadas no caderno de viagem de Dupuy & Berberian, em residência artística em Lisboa.
Merece especial referência a polémica epistolar entre o autor José Pires e o director da Bedeteca João Paulo Cotrim.
A última página é dedicada a pequenas notícias e breves apontamentos registados pelo editor Marcos Farrajota. 
Contador-Mor #3, Maio de 2000, 8 págs, impresso a duas cores, 21x25cm. Edição: Bedeteca de Lisboa.

0 comentários:

  © Ourblogtemplates.com