Zé Messias, Deputado
Artur Varela (1937-2017) fez a sua formação inicial na Escola de Artes Decorativas António Arroio e depois o curso de Escultura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. No inicio dos anos 60 emigra para Paris onde frequentou a École des Beaux Arts durante um ano. Vai depois para a Holanda, participando nos "Ateliers 63". Viveu também em Amesterdão, realizando escultura e pintura até finais dos anos 80, altura em que regressou a Lisboa. Na capital portuguesa, envolve-se activamente nos movimentos de arte moderna, participando em diversas actividades e exposições relevantes.
A sua primeira experiência na banda desenhada ocorreu na Escola António Arroio, onde criou Jim do Deserto, um cowboy bebedor de leite.
Só muito mais tarde (em finais de 2002) volta à banda desenhada, criando Zé Messias, Deputado para o fanzine Zundap, personagem caricatural que iria dar título a esta sua primeira obra de fôlego, publicada em 2005.
Inserido numa linhagem de obras que satirizam a corrupção moral que sofrem as pessoas que vêm da província para a grande cidade ("A Queda de um Anjo", de Camilo Castelo Branco será o exemplo maior) e também a vacuidade da maior parte dos personagens que gravitam à volta da arena política.
Zé Messias, Deputado é uma divertida parábola humorística, que satiriza o modo de ser do povo português, que apesar de todas as transformações económicas e sociais ocorridas entretanto, apresenta ainda inúmeros traços de antanho evidenciados por Camilo e por Rafael Bordalo Pinheiro.
Zé Messias, Deputado, 2005, 48 págs, fotocópia a preto & branco, 14,9x21cm. Tiragem: 50 exemplares (3.ª ed.). Edição: Zundap. Lisboa.
0 comentários:
Enviar um comentário