04 abril 2025

Thrills & Spills

 
Thrills & Spills reúne cinco bandas desenhadas curtas da autoria de Jorge Coelho produzidas entre os anos de 2006 e 2010. O autor refere que todas as pequenas histórias foram "feitas depois de uma longa pausa de desenhar bd e antes de realmente entrar no mercado americano de comics. Este livro incorpora a alegria de redescobrir e fazer banda desenhada, à minha maneira."
As histórias são magistralmente desenhadas e ambientadas em tonalidades muito sombrias e desesperançadas, ao estilo do film noir. Em "A Fisgada - The Catch", um engate ocasional na paragem de autocarro serve de engodo para o tráfico de órgãos humanos. A incomunicabilidade e os insondáveis mistérios femininos são tocados ao ritmo jazzístico do "Contrabaixo Solitário" (publicada em Jazzbanda #2).
A fatalidade do "Destino" e o filho que procura o rasto da mãe e apenas encontra o círculo inescapável da pobreza e da violência.
Em "Mais um Dia" há duas histórias que se entrecruzam em planos distintos: no plano superior uma casal aparentemente normal e relativamente feliz; simultaneamente, no plano inferior, um "outro" par tenta sobreviver num mundo pós-apocalíptico. Na última história, intitulada "Zambujas", todos os excessos da juventude condensados num personagem maior que a vida e com um volte-face surpreendente (publicada originalmente no Eros #10).
Duas das histórias são inéditas e as restantes tinham sido publicadas previamente em fanzines.
Thrills & Spills foi disponibilizado em edições em língua portuguesa e inglesa. Cada exemplar contem uma estampa desenhada por Jorge Coelho.
Thrills & Spills, Outubro de 2016, 32 págs., risografia a preto & branco, 16,2x21,8cm. Edição: Comic Heart / Mundo Fantasma, Porto.

0 comentários:

  © Ourblogtemplates.com