06 julho 2025

Autumn. The Wind in the Tree, the Wind in the Water

Inserido num projecto de publicação de quatro livros de banda desenhada a serem lançados ao longo do tempo, cada um dedicado a uma estação do ano e apresentando um conto surrealista baseado nos sonhos da artista Joana Escoval. Autumn. The Wind in the Tree, the Wind in the Water é a primeira das quatro estações do ano, e nela Joana Escoval convidou Hetamoé para colaborar num formato específico de mangá.
Publicado pela Kunsthalle Lissabon, em colaboração com a Galeria Vera Cortês, está escrito em japonês e inglês, e teve design de Atlas.
Hetamóe apresenta este trabalho como “mangá global” para ser lido na direção de leitura japonesa (direita para a esquerda), desenhado digitalmente usando programas populares nas fandoms de animé, como o Comipo! e o PaintTool SAI. O som, representado através das onamatopeias em hiragana (o único texto nesta BD “muda”), assume um papel particularmente importante no desenrolar da história.
"Baseado num sonho da Joana sobre raparigas caminhando pela floresta, Autumn retrata a viagem da Heroína e das suas mutações, à medida que segue uma Matriarca e o seu exército feminino entre as árvores e o vento, penhascos e lagoas. Os vestidos vermelho-vivo, as folhas que caem, os cogumelos e a luz refletida na superfície da água e nos olhos das raparigas tudo envolvem em tons outonais fogosos, contrastando com os ocasionais silêncios e espaços em branco. Ao longo da história, reina a ambiguidade. Serão estas raparigas humanas ou engrenagens num organismo maior, como um fungo? Serão os seus vestidos anacrónicos à la Marie-Antoinette uma peça de vestuário, ou a sua própria pele? O que é o estranho apêndice em forma de cobra no peito da Matriarca? E a mancha preta no da Heroína?
Como qualquer sonho, Autumn apresenta um enigma a ser decifrado, revelando silenciosamente os seus segredos quando o inspecionamos a fundo. Ainda assim, as respostas podem escapar-se, levadas como uma folha nas correntes de água."

Autumn. The Wind in the Tree, the Wind in the Water, Dezembro de 2019, 28 págs, offset a cores, 16,5x23,3cm. Tiragem: 400 exemplares. Edição: Kunsthalle Lissabon. Lisboa.

0 comentários:

  © Ourblogtemplates.com