28 novembro 2025

Fanzine de Divulgação da Banda Desenhada

O editorial da responsabilidade de João Magalhães, deixa a promessa de apoiar os jovens autores nacionais, num fanzine que aspira a ser revista.
As primeiras páginas são integralmente dedicadas à cobertura do 5.º Salão Internacional de BD do Porto, que foi o maior evento do género realizado em Portugal até aquela data.
Segue-se uma página referenciando os primórdios da banda desenhada no séc. XIX. Depois publicam-se as primeiras pranchas de "Liberty of Choice" de João Magalhães, uma história relatando o embate iminente de um meteoro com a Terra e os esforços das nações para o evitar.
As páginas centrais são dedicadas à divulgação dos fanzines Édito, Dossier Top Secret e Banda. Referência para o trabalho de Fernando Vieira e uma nota sobre o fandom português entre 1986 e 1989 escrita por Rui Brito no CluBedelho.
As técnicas de animação e a relação entre o cinema e a banda desenhada, com enfoque no filme "Quem Tramou Roger Rabbit" são abordadas por João Magalhães. O mesmo autor, escreve sobre o 1.º Salão de Banda Desenhada de Viseu e a colaboração com o Sobreda BD 89.
"As Artes Gráficas e a BD" é o título de um artigo escrito por António Dias de Deus, que seria depois republicado nos mesmos moldes no primeiro número do Cincinato.
Nas últimas páginas, referência para os irmãos Carlos e Fernando Santos, enquadrados como novos valores da bd nacional.
Fanzine de Divulgação da Banda Desenhada #0, Novembro de 1989, 28 págs, offset a preto & branco; capa a duas cores, 21x29,7cm, Tiragem: 1000 exemplares. Edição: GICAV. Viseu.

0 comentários:

  © Ourblogtemplates.com