17 dezembro 2025

In the Dust of Our Planet

In the Dust of Our Planet é uma publicação independente da autoria de Daniel da Silva Lopes, que fica a meio caminho entre a revista e o fanzine, apresentado com grande qualidade gráfica e de impressão.
Este primeiro volume contém três histórias interligadas entre si e todas escritas em inglês, num estilo de bd pós-apocalíptica e sci-fi.
A primeira história é "Trim Them Down" apresentada a cores nas capas internas. A história acompanha a visita à Terra de um dos Solar Sailors, fornecendo apenas um contexto do que será a história.
As outras duas bd são a primeira parte de "The Same Old Mistakes" onde um jovem personagem investiga a ausência de comunicações de uma colonização humana num novo planeta.
Depois em "Down the Hole We Go" acompanhamos o último dia da vida de um caçador de demónios, cujas acções determinarão o futuro de uma personagem importante da banda desenhada.
A resenha publicada no blogue Vinheta 2000 diz o seguinte "No universo futurista de Solar Sailors, a raça humana encontra-se disseminada por toda a galáxia, sendo perseguida, escravizada e vítima de abusos por parte das outras criaturas e espécies dominantes. E caberá aos Solar Sailors - chamemos-lhe uma espécie de milícia armada que luta para se estabelecer enquanto comunidade - assegurar um lugar próprio da galáxia para aí viver. O autor não nos dá muitas mais informações além destas, o que eleva o nível de mistério da trama e aguça o interesse do leitor.
Com efeito, à medida que vamos lendo estas histórias, são mais as questões que formamos na nossa mente, do que, propriamente, as respostas que obtemos. E, quanto a mim, essa é uma forma hábil de manter vivo o interesse dos leitores pelas personagens, pelas suas demandas e pela origem deste universo distópico. Portanto, devo dizer que o formato de revista acaba por funcionar muito bem para o tipo de história em questão.
Também gostei da história principal de In The Dust Of Our Planet, mas como é algo que parece estar ainda longe de demonstrar o caminho que quer seguir em termos de enredo, ainda está um pouco imberbe na conceção. Até mesmo a breve história que aparece na revista In The Dust Of Our Planet #1, denominada Down The Hole We Go, que parece funcionar como prequela ao universo de Sweet Wind, me deixou bastante satisfeito.
Quanto às ilustrações, devo dizer que fiquei muito convencido com o trabalho de Daniel da Silva Lopes. O estilo de desenho é bastante diferenciado e as paisagens áridas imaginadas pelo autor fazem com que esta revista tenha uma aura muito própria. Com um traço a preto e branco estilizado, Daniel da Silva Lopes oferece-nos uma imagética bem concebida que fica na nossa retina já depois de finalizadas as leituras destas revistas.
É verdade que, em termos cénicos, as ilustrações nunca são muito detalhadas, mas isso não é algo que, quanto a mim, prejudique a imersão nas histórias, já que toda a aridez e desolação deste universo pós-apocalíptico também não pressuporiam uma paisagem cénica tão detalhada assim. Acaba por funcionar bem.
Gostei também da planificação que é feita, levando o relato a assumir uma postura mais dinâmica e cinematográfica.
Utilizando a parte interior das capas, são-nos dadas pranchas a cores que, a meu ver, funcionam bastante bem. E embora aprecie o registo do autor a preto e branco, considero que estas imagens a cores aumentam a minha vontade de ter lido a totalidade das revistas a cores, já que as paletas cromáticas utilizadas parecem tornar as ilustrações ainda mais vibrantes e impactantes."
In the Dust of Our Planet #1, Junho de 2023, 32 págs, impresso a preto & branco; capa a cores, 21x28cm, Tiragem: 100 exemplares (3.ª edição - Dez. 2023). Edição: Gorila Sentado. Porto.

0 comentários:

  © Ourblogtemplates.com