O Rock no Porto nos Anos 80
Este fanzine colectivo resultou do workshop "Fanzine Instantâneo Sobre "O Rock no Porto nos Anos 80" orientado por Miguel Correia no dia 05 de Julho de 2025, inserido nas actividades paralelas à exposição "Uma Viagem pelo Asfalto - O Rock no Porto nos Anos 80", que decorreu na Casa Comum da Universidade do Porto.
A acção de formação partiu de um desafio lançado aos "participantes para que desenvolvam uma composição gráfica em formato A4 de forma analógica com recurso a materiais previamente preparados sobre uma banda ou músico da sua preferência que esteja mencionado na exposição.
Depois serão compostos e paginadas com técnicas do D.I.Y. e ao melhor estilo dos zines dos anos 80. No final essas composições gráficas irão ser fotocopiadas de forma a se produzir um conjunto em formato de livreto/fanzine colaborativo de modo a que cada participante fique com uma cópia."
A exposição teve alguns bons momentos nas actividades paralelas, pese embora a exposição em si, fosse um pouco decepcionante, tendo como ponto central um mural com reproduções de informações e materiais diversos ligados à música e às bandas do Porto dos anos 80.
O fanzine, como seria expectável, apresenta-se bastante desequilibrado, por força da heterogeneidade dos participantes e por alguns contributos se afastarem do tema principal. Há trabalhos que incidem sobre músicos e bandas ligadas ao Porto como os GNR, Ban, Trabalhadores do Comércio, Cães Vadios e Rui Veloso, mas também há Sétima Legião, Xutos & Pontapés e Mão Morta. Mais surpreendentes são as páginas dedicadas a bandas como Joy Division, Nirvana, The Cure e Guns N' Roses!
O Rock no Porto nos Anos 80, Julho de 2025, 32 págs, fotocópia a preto sobre papel colorido, 14,9x21cm. Porto.


0 comentários:
Enviar um comentário