14 dezembro 2025

O Som da Música

O Som da Música abre com duas citações em inglês: - a primeira, extraída do filme musical "The Sound of Music" de Robert Wise; e a segunda retirada do livro "Genesis" de Michel Serres. A partir daqui, Rita Mota apresenta uma sequência de banda desenhada experimental, discorrendo sobre o ruído, o silêncio, a música, os concertos, as sensações e as memórias disso tudo.
Sobre esta publicação, Sofia Belém escreveu que "a história em quadrinho inicia separando a realidade da música. Interessante que a realidade se caracteriza como vazio, como o silêncio, em contraposto com a música que é o que ocupa o espaço e nos anima. A percepção da realidade aqui é singular porque não é entendida como o presente, a música que é o momento presente por estar ativamente a ocupar um sítio. Ela se distancia então da memória, recordação de uma imagem do passado, território então de um tempo que já não existe, a ausência.
A autora questiona “Quando paramos de ouvir música? E quando começa a memória?”. Portanto, quando há esse regresso à realidade? A ausência corporizada pelo silêncio é ultrapassada pela percepção não sensível do mundo através da música. Talvez fosse necessário aqui a sensibilidade para a percepção dar fruto nomeadamente à realidade, mas a música é uma linguagem mágica que incorpora entidades fora da nossa percepção.
Considerando as citações feitas no início, a música, o som, a vibração, o canto são ancestrais, fazem parte do nosso passado onomatopaico, são a origem da nossa faculdade mimética que nos deu a linguagem. Mas já estamos demasiado distanciados da origem de nosso instinto para a imitação, para o similar, para a representação do nosso meio através de nossos corpos para entender essas instâncias. O passado também tem sua magia.
Talvez a real verdade seja a música, o que nos faz agir. Só há histórias com ações. Só há História com ações e rememorações. O silêncio é um vácuo, portal aberto que nada funda. Precisamos dar atenção às suas engrenagens e então ouvir que talvez não haja contradições. A realidade, a sua monotonia e quietude, é somente mais um aspecto da música."
O Som da Música, Junho de 2024, 20 págs, impresso a preto sobre papel salmão; capa em papel branco silk, 13x20,2cm. Porto.

0 comentários:

  © Ourblogtemplates.com