Sketch Book
No caderrno de desenhos de Marco Gomes, vemos gémeos siameses, duas cabeças unidas no mesmo corpo, expressões faciais excruciantes, caveiras e enforcados a baloiçar ao vento sob a atenção de aves de rapina nocturnas. O confronto do bem e do mal, a iconografia cristã, cruzes ao alto e o grande chifrudo sempre à espreita para a sua colheita fatal.
Os desenhos impressos a preto ou a vermelho (por vezes, com estas cores sobrepostas) foram realizados entre os anos de 2016 e 2019, mantendo-se uma grande homogeneidade estilística e temática ao longo deste período de tempo. São desenhos isoladas em cada página, e apenas nas páginas centrais parece surgir um esboço de narrativa sequencial, numa floresta negra e ameaçadora.
A emergência do estranho e do anormal, as situações inusitadas - o homem-nariz a conversar com o homem-olho sobre os seus sentidos que o outro desconhece. O espanto e inversão pervertida da realidade - humanidade, tudo ao contrário.
Paradas de freaks e de zombies, um mundo submerso nas mais sinistras trevas, que nem uma enxurrada de água-benta é capaz de salvar.
Sketch Book , Junho de 2019, 48 págs, risografia a duas cores em papel arcoprint milk 120g.; capa em papel craft 180g., 14x19,7cm. Edição: Paper View Publishing. Leiria.


0 comentários:
Enviar um comentário