Non Serviam
A história da luta de classes no Reino de Cemitéria é narrada por uma caveira. A Tasca de Cervantes é o local de conspiração onde três proletários expropriados, se reúnem para beberem um copo no final da jornada de trabalho.
As nuances semânticas que transformam trabalhadores em recursos humanos, flexibilidade em facilidade de despedir, acumulação de funções, e sempre com a redução de custos e de salários como objectivo a atingir, espoletam um crescente mal-estar e a assunção de consciência de classe dos seus habitantes.
O que começa como simples desabafos enquanto se bebem uns copos, vai crescendo e suscitando novas alianças e apoios, para desencadear uma greve geral ou até para ser a semente de uma revolução proletária.
O desenho de Rodolfo Mariano, negro como a alma penada dos carcereiros, adquire a dimensão e a densidade ideal para desenvolver a decomposição social de Cemitéria e a luta de classes que clandestinamente vai fermentando - Não Serviremos!
Non Serviam [Colecção Toupeira #14], Maio de 2022, 24 págs, impressão a preto & branco; capa a cores, 17x24cm., Tiragem: 400 exemplares. Edição: Bedeteca de Beja.


0 comentários:
Enviar um comentário