15 julho 2024

sem título

À semelhança de Print Freud, adquiri este fanzine na Feira da Alegria, realizada em 2023 nos jardins da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Tal como o anterior, este fanzine também não apresenta qualquer traço identificativo: título, autor, data de publicação, tiragem, cultivando um total anonimato reminiscente da cultura techno e rave de finais do século passado. 
A composição e a paginação não parecem obedecer a uma ordem estrita, podendo ser reconfiguradas sem perder coerência e adquirindo novos sentidos. Também nesta publicação sem título, impera a escuridão e a decadência, em contraste acentuado com a luz emanada dos desenhos esboçados em fundo claro. Perfis urbanos e ambientes domésticos, flashes de luz e de cor capturados aleatoriamente para compor um cenário de familiaridade e de desolação.
As imagens e os desenhos apresentam-se num estado de lenta desintegração, evanescentes, vaporosos e insinuantes. Pressente-se a influência das técnicas e da linguagem do cinema de animação, a manipulação brutalista e a reprodução abstratizante das imagens, saturando-as de sombras e negrume obtidos em fotocopiadoras xerox analógicas, intercaladas com manchas luminosas de cor a ilidirem um mundo submerso em sombras e matéria negra.
sem título, 2023, 24 págs, impressão caseira a preto & branco e cores, 14x20cm. Porto.

0 comentários:

  © Ourblogtemplates.com